M!CporCoimbra

2006/06/05

Comunicado do MIC/Coimbra à imprensa, enviado hoje

Criação do MIC / Coimbra

Em reunião na passada sexta-feira, dia 2 de Junho, em Coimbra, foi decidida a criação do Núcleo de Coimbra do MIC – Movimento de Intervenção e Cidadania do Distrito de Coimbra. Com a presença de mais de 20 participantes, foi discutida a necessidade do lançamento do Movimento no distrito, dando sequência aos princípios orientadores da candidatura presidencial de Manuel Alegre.

Numa reunião bastante participada e com a presença de um grupo muito heterogéneo de pessoas, com destaque para o significativo número de jovens, foram expressas algumas das preocupações comuns e estabelecidas algumas das linhas de acção do MIC/Coimbra para o futuro próximo.

Quanto às primeiras, assinalou-se a situação deprimente que tem marcado a Cidade e a região de Coimbra nos últimos anos em diferentes domínios, o refluxo das iniciativas cívicas e políticas do país, bem como o défice de peso político de Coimbra junto do poder central. Tal situação é preocupante, exigindo por isso respostas adequadas dos cidadãos e das forças vivas da sociedade civil. É portanto fundamental dar sequência à vontade expressa de muitos cidadãos e cidadãs, filiados ou não em partidos políticos, que se identificam com as preocupações cívicas e políticas do MIC.

Quanto às iniciativas a promover, decidiu-se que deverão assumir variadas modalidades, privilegiar a imaginação criativa e, sobretudo, não ficarem circunscritas aos habituais públicos urbanos e politizados, devendo antes ir ao encontro dos segmentos mais carenciados da população, designadamente os grupos excluídos e das comunidades segregadas. Como movimento de esquerda que é, o MIC/Coimbra tem como preocupação prioritária colocar na agenda os temas sociais e envolver a classe trabalhadora nas suas iniciativas.

Assim, foi decidido programar as actividades do Movimento em duas fases. Num primeiro momento, promover-se-á um grande Debate de âmbito nacional, patrocinado pelo próprio Manuel Alegre, em que serão discutidos problemas cruciais do país na actualidade – o papel do Estado e a crise da democracia, a corrupção, o emprego, a exclusão e as desigualdades, o desenvolvimento do interior e o combate à desertificação – com a presença de diversos convidados e nomes prestigiados nas referidas áreas. Numa segunda fase, o MIC/Coimbra organizará um conjunto diversificado de acções a nível local.

Foi igualmente estabelecida a necessidade de promover a descentralização do Movimento, de manter estruturas flexíveis e de estimular a criação de núcleos locais nas diversas localidades e cidades da região.

O MIC/Coimbra privilegiará a atenção aos novos meios informáticos de comunicação, dinamizando redes de acção através do chamado “ciberespaço”. Foi assim decidido criar de imediato um blogue tendo em vista a divulgação das nossas iniciativas e a partilha interactiva de ideias com os cidadãos, sem descurar no entanto a necessidade de se estabelecer um contacto directo com as populações, sobretudo com os segmentos sociais info-excluídos. O endereço do blogue, que pode ser acedido desde já, é micporcoimbra.blogspot.com.

Foi eleita por unanimidade uma Comissão Coordenadora com a seguinte constituição: Alda Salgado, Ana Catarina Aidos, Alice Castro, Elísio Estanque, Fernando Rodrigues, Henrique Reis, Ilya Semionoff, José Ricardo Nóbrega, Luís Martinho do Rosário, Mariana Dias, Pedro Monteiro, Rosa Pita, Rui Roque e
Teresa Portugal.

Coimbra, 5 de Junho de 2006

1 comentários:

  • Camaradas, fui informado por vários camaradas que já receberam e-mails.Eu ainda não recebi nenhum, passo a informar o meu e-mail, para que não houvesse nenhum erro na transcição do mesmo na ultima reunião(02/06/06)na qual estive presente:
    restaurosbarraca@figueira.net, aguardo por noticias do nosso MIC.
    Um abraço democrático e 100% de disponibilidade.
    José Henriques Barraca Paiva

    By Anonymous Anónimo, às terça-feira, junho 06, 2006 12:55:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< entrada