M!CporCoimbra

2007/04/26

E esta ...

( Notícia do Jornal Público, de 24/04/07)

Sócrates impressionou " Sarko" com cortes na função pública

O primeiro-ministro, José Sócrates, impressionou o candidato presidencial francês Nicolas Sarkozy quando este se deslocou a S. Bento em Março passado. Quem o diz é o jornalista Dominique Audibert, da revista francesa Le Point, numa extensa reportagem sobre a actual situação política portuguesa, que acompanha uma entrevista de Sócrates à mesma publicação.
Segundo a revista Le Point, nessa conversa com " Sarko ", o primeiro-ministro português " expôs as reformas drásticas feitas desde que chegou ao governo em Março de 2005". " Sarkozy " nem queria acreditar no que estava a ouvir, sobretudo quando Sócrates passava em detalhe como desfez a maioria das regalias adquiridas na função pública portuguesa", escreve Audibert. No final da exposição de Sócrates sobre as reformas da administração pública, já quando saía de S. Bento, o jornalista francês diz que Sarkozy terá deixado o seguinte desabafo:" Felizmente os socialistas franceses não são como ele, caso contrário teria dificuldade em posicionar-me".
Já na entrevista, Sócrates afirmou sentir-se elogiado quando alguém o descreve como " Tony Blair português", argumentando que o chefe do governo britânico introduziu mudanças " consideráveis" no seu país.
" Assumo a comparação e entendo-a como um elogio. Em dez anos de poder, Tony Blair concretizou mudanças consideráveis no seu país", declarou José Sócrates.
Interrogado sobre o " segredo" de ter " elevados índices de popularidade", apesar de ter tomado medidas impopulares, o primeiro-ministro riu-se e comentou: "É sem dúvida um milagre."