Pré-anúncio do debate “Diálogos_1 do MIC/Coimbra: Crise da Democracia e Coesão Social”
Realizar-se-á durante a primeira quinzena de Julho o primeiro debate do MIC/Coimbra, com a presença de Manuel Alegre e subordinado ao tema “Crise da Democracia e Coesão Social”. O evento, a ter lugar em data e local a anunciar em breve, terá a forma de um Diálogo, será moderado por um/a jornalista e terá um painel composto por figuras destacadas de Coimbra (a anunciar), ligadas aos temas em debate. Pretende-se, com esta e futuras iniciativas, estimular o debate político sobre assuntos nucleares da Cidadania, da Sociedade e do Estado, envolvendo activamente os cidadãos e cidadãs, com destaque para os mais jovens.
1 comentários:
Tony kushner, em "Dispair is a lie we tell ourselves" (2004) disse que mais perigoso que a colisao da terra com uma supernova, é viver num mundo onde uma cambada de malfeitores governa e a maior parte das pessoas nao tem acesso ao poder ou tem acesso ao poder mas nao sabe ou se esqueceu de que o pode usar e de como e importante usa-lo.
No discurso de Manuel Alegre, gostava de ver comentada a importancia da participacao das pessoas neste movimento civico, mas mais importante ainda, na vida politica ( se é que há outra). A "crise" da democracia passa pela questao da falsa imagem que o capitalismo vende de que somos eternamente livres, incluindo livres de nao participar nas decisoes do estado ; passa pela ideia errada de que a politica e complicada e inacessivel; pela ideia de que os politicos tem que entreter; pela ideia de que moral e política sao universos separados.
Enfim, desculpem o desabafo, e já agora a falta de acentos, mas moro na Holanda e tenho pena de nao poder estar ai.
As pessoas precisam de ouvir falar das grandes questoes morais e politicas do estado e precisam de ouvir falar nao de crise da democracia, mas dos seus limites.
E preciso convencer as pessoas de que o direito a participar na vida politica, nao é opcional mas moralmente obrigatório.
Precisam de serem lembradas de que tem mais poder do que julgam ter.
By Anónimo, às sexta-feira, junho 23, 2006 4:31:00 da tarde
Enviar um comentário
<< entrada