Alegre e Bloco juntos para desafiar Sócrates
Paulo Pena - 28 Mai 2008
«Pode ser que isto não fique por aqui», adianta Manuel Alegre, em entrevista exclusiva à VISÃO que amanhã, quinta-feira, estará nas bancas. Nesta edição poderá ler, também, como tudo foi preparado, e que expectativas têm os organizadores desta acção inédita que pode trazer agitar as águas na esquerda portuguesa. Poderá também ler, na íntegra, o apelo Agora Aqui escrito pelo deputado socialista e consultar o nome de alguns dos 85 subscritores do documento, entre os quais o reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, ou os históricos dirigentes socialistas Edmundo Pedro e José Neves, além do ex-líder parlamentar do PCP, Carlos Brito, e militares de Abril, como o General Alfredo Assunção.
Excerto da entrevista a Manuel Alegre:
Quando diz que «é tempo de buscar os diálogos abertos e o sentido da responsabilidade democrática» não está a apelar a uma refundação da esquerda?
Há muita desesperança no País. Há pessoas que têm afinidades e estão há muito tempo separadas. Nós queremos juntar esquerda à esquerda. Mas não quero criar ilusões: não se trata de uma refundação.
Não se trata, então, do embrião de uma alternativa?
Encontrar uma saída programática seria bom, mas é muito difícil.
Excerto do apelo Agora Aqui:
«(…) Trinta e quatro anos volvidos, apesar do muito que Portugal mudou, o ambiente não é propriamente de festa. Novas e gritantes desigualdades, cerca de dois milhões de portugueses em risco de pobreza, aumento do desemprego e da precariedade, deficiência em serviços públicos essenciais, como na saúde e na educação. Os rendimentos dos 20% que têm mais são sete vezes superiores aos dos 20% que têm menos. (…)»
1 comentários:
É (obviamente) urgente redescobrir os valores caros a uma "certa esquerda".
É preciso ser solidário!
É preciso ser tolerante mas continuar a lutar pela liberdade, pela justiça para todos, pela equidade, pela educação e pela saúde como bens essenciais e necessariamente acessíveis a todos.
É urgente dedescobrir Abril!
Para que tenha valido e continue a valer a pena...
Para que possamos continuar a sonhar...
By Anónimo, às domingo, junho 01, 2008 11:36:00 da tarde
Enviar um comentário
<< entrada