M!CporCoimbra

2006/09/09

Manuel Alegre fala sobre voos da CIA

"O vice-presidente da Assembleia da República e deputado do Partido Socialista, Manuel Alegre, quer que o Governo português esclareça definitavemente o que sabe sobre os voos da CIA que passaram por Portugal. "Isto está tudo mais na sombra do que do lado da transparência e da verdade", acusa o deputado.
Depois das recentes declarações do Presidente norte-americano, George W. Bush, em que este admitiu "um conjunto de procedimentos alternativos" em interrogatórios a prisioneiros suspeitos de terrorismo fora dos EUA, Manuel Alegre mostrou-se preocupado com a possível cumplicidade dos Estados europeus.

As últimas referências de Bush sobre o interrogatório de prisioneiros fizeram disparar o alarme de Alegre. "O reconhecimento, da parte de George W. Bush, de que em prisões fora dos EUA se pratica a tortura é uma derrota moral para a democracia e é também uma vergonha para os países europeus que, por acção ou omissão, tenham sido coniventes.""
in Público

As declarações de Manuel Alegre surgem na sequência de um discurso de George W. Bush em que, após um desmentido anterior, reconhece a existência de prisões secretas fora dos EUA. Na altura, Bush terá referido que os interrogatórios eram "duros mas legais e necessários".